Lançamento Dafra Next 250 chega por R$10.190,00
Esperada com grande expectativa pelo mercado brasileiro, a naked Next
250, apresentada no Salão Duas Rodas do ano passado, chegará em meados
de abril às 200 concessionárias Dafra de todo o Brasil por R$10.190,00. A
Dafra apresentou a nova moto, na fábrica da sua
parceira SYM. A empresa aproveita o bom momento do mercado brasileiro e
adiciona no segmento das naked de 250 cc uma moto que mostra qualidades
para conquistar novos clientes para a categoria e tirar clientes de
Honda CB 300 e Yamaha Fazer 250.
A Dafra pretende vender cerca de 800 unidades por mês – 10 mil nos
primeiros doze meses – e para isso conta com diferenciais até aqui
inéditos na categoria. A Next 250 é a única com motor refrigerado a água
e câmbio com 6 velocidades. A parceira da Dafra neste produto é a
taiwanesa SYM, que desenvolve produtos que são considerados referência
em tecnologia e qualidade em mercados importantes da Europa, América do
Norte e Sudeste Asiático. O melhor exemplo disso é o próprio
maxi-scooter Citycom 300i, bem aceito no Brasil e que faz muito sucesso
na Europa. Vale mencionar que a SYM fabrica na mesma fábrica de motos em
Taiwan e os automóveis Hyundai.
O desenvolvimento da Next demorou 18 meses e consumiu mais de 300 mil
km de rodagem. “A mesma moto será vendida na Europa e aqui em Taiwan,
mas o modelo brasileiro recebeu modificações importantes para adequar-se
às características do consumidor brasileiro”, explica Creso Franco,
presidente da Dafra. “Foram alteradas a posição de pilotagem, as
suspensões e a calibragem do motor”, complementa Franco, deixando claro
que o principal mercado deste modelo para a SYM é o
Brasil. “Apresentamos a Next 250 justamente no nosso quarto ano de
história e queremos que nosso cliente encontre a melhor opção dentro de
nossa linha no momento que ele quiser subir um degrau e isso é muito
gratificante”, fala Franco. A produção do modelo começa nesta semana em
Manaus (AM) e o produto terá as cores pérola, vermelha e preta.
A Next 250 apresenta um visual que segue a tendência da categoria,
com muitos ângulos e linhas bem marcadas. O farol é em formato piramidal
e está integrado ao conjunto frontal. O painel da Next 250 é muito
funcional e combina itens analógicos e digitais. Além de mostrador
analógico de RPM, possui display digital com iluminação azul em LED que
informa hodômetro total e parcial, velocímetro, hora, voltagem da
bateria, indicador de marcha, combustível e um inédito para a categoria
do gravador da velocidade máxima atingida. Também apresenta luz
indicadora para o momento exato da troca de óleo do motor, aviso de
cavalete lateral abaixado, gerenciamento da injeção eletrônica,
tacômetro, indicador de neutro e alerta de temperatura do motor.
As rodas têm um desenho tridimensional e são equipadas com pneus
Pirelli Sport Demon. A tampa do tanque em estilo aviação, o spoiler do
motor, as alças traseiras pintadas na cor da motocicleta, a lanterna
traseira em LED e o escapamento em aço inox conferem ao design da Next
250 uma identidade própria e diferenciada na categoria.
O motor de 249,4 cc é monocilíndrico, quatro tempos, SOHC (Single Over Head Camshaft),
refrigeração líquida, desenvolve 25 cv de potência a 7.500 rpm e torque
de 2,75 Kgf.m à 6.000 rpm. O sistema de alimentação é por injeção
eletrônica Keihin e o câmbio é de seis marchas. Segundo dados da fábrica
na fase de testes, essa marcha a mais oferece menor consumo e maior
velocidade no uso em estradas. O tanque de combustível do modelo tem
capacidade para 14 litros.
Em relação ao projeto original da SYM, a engenharia da Dafra
reposicionou as pedaleiras e o guidão, considerando um usuário com
estatura entre 1,75m a 1,80m, média do brasileiro de acordo com o IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “O motociclista
brasileiro é mais alto e roda em média 1000 km por mês e por isso
precisa de uma posição mais confortável”, explicou Franco. O assento da
Next e bipartido e o revestimento é antiderrapante.
Os freios são a disco na dianteira e na traseira, ambos acionados
hidraulicamente. No freio dianteiro destaque para dois itens que são
semelhantes às motocicletas esportivas: mangueira de malha de aço
(aeroquip) e regulagem da altura do manete de freio dianteiro em quatro
níveis. As suspensões foram reforçadas junto com o chassi e em função
das condições “diferenciadas” (leia-se “ruins”) das ruas, avenidas e
estradas brasileiras. A motocicleta conta, ainda, com sensores de
segurança na embreagem, de cavalete central, engine stop e foi preparada
e testada para a utilização de bauleto com 5kg de carga.
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