quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicas...Notícias!


Acessórios e equipamentos que não podem faltar nas motos Big Trails

Para a realização de uma longa viagem...
Esse artigo foi feito com base na minha experiência pessoal. Entre 2011 e 2012 fiz uma grande viagem pelas Américas, percorrendo desde São Paulo até Ushuaia, de lá para o sul do Alaska, depois segui para Toronto no Canadá e de lá fui para Miami nos EUA, onde despachei a moto via marítimo para o porto de Santos/SP.
Embora o trajeto tenha sido bem longo, mais de 47.000km, durante o percurso os trechos que fiz de off-road foram poucos, apenas o rípio para se chegar em Ushuaia, uns poucos km's rodados na Ruta 40 na Argentina, alguns outros curtos trechos de estradas de terra na Bolívia e no Canadá. Alguns trechos de estrada de asfalto na América Central não são tão bons assim e podem dar a falsa impressão que estamos fazendo off-road!
Se você em sua viagem for realizar trechos grandes de off-road, certamente precisará de outros acessórios fora os listados nesse artigo
Aqui listo aqueles equipamentos/acessórios que julgo essenciais para longas viagens com trechos on-road. Usei um modelo Big Trail (V-Strom 650) na minha jornada, por esse motivo, indico acessórios para este tipo de motocicleta, não o modelo em si da Suzuki, mas qualquer uma Big Trail.
Todos sabemos que é possível viajar numa moto sem nenhum dos equipamentos aqui mencionados, mas a minha intenção é listar aqueles que nos dão conforto e segurança. 
- Protetor de motor/carenagem/tanque;
- Protetor de cárter;
- Protetor de farol;
- Aquecedor elétrico de manoplas;
- Parabrisa longo;
- Mala de tanque;
- Protetor de mãos/manopla.
Com relação as bagagens, usei em minha grande viagem duas malas laterais de alumínio da SW-Mothec e um baú traseiro da Givi. Não tive nenhum problema com isso, mas quando for fazer minha próxima longa viagem, usarei uma mala traseira maleável impermeável, ao invés do baú traseiro, pelo simples motivo de caberem mais coisas (exitem modelos de 80 litros).  
Ainda relativo as bagagens, para aqueles que forem usar malas laterais de alumínio ou plástico rígido, aconselho comprarem também aquelas malas internas para acomodar as coisas (vide exemplo desse produto aqui), dessa forma, ao parar em hotéis/hospedagens, não precisamos retirar as pesadas (e muitas vezes sujas) malas laterais, apenas essas bolsas internas. Outra dica, para ganhar mais espaço, no caso das malas de alumínio, é adquirir umas malas adicionais que são colocadas em cima delas (vide link aqui), ganha-se em torno de 25 litros de carga de cada lado. e não atrapalham ao abrir e fechar as malas laterais de alumínio. 
Pode parecer um exagero ter muito espaço de carga, mas mesmo que você não o use por completo (aliás o ideal é não usar mesmo, deixar pelo menos 30% da capacidade de carga vazia), serve para guardar coisas que por ventura você vá adquirindo durante a viagem, tipo recordações ou mesmo presentes de pessoas que conhecerá durante a viagem, peças da moto, etc.  
Outros equipamentos que julgo bacana se puder investir, comprá-los, são os abaixo:
- Almofada para assento AirHawk;
- Faróis auxiliares;
- Protetor do filtro de ar (ao menos nos modelos V-Strom 650/1000);
- Base ampliada para o descanso da moto (muito útil ao parar a moto em terrenos de terra, grama e pedras - veja aqui);
- Cavalete central. 
 
No que tange a peças de reposição para sua moto, o que levar depende do trajeto que você for fazer, se existem ou não lojas de reposição no caminho. Na minha grande viagem ao Alaska, passando por Ushuaia, sai com a moto/pneus/peças novas e revisão em dia, levei apenas:
- 3 filtros de óleo;
- Ferramenta para eu mesmo trocar o óleo da moto (com o protetor de cárter é preciso uma ferramenta que não vem na moto, para destarrachar o filtro de óleo da V-
Strom);
- 1 jogo de velas;
- 2 pastilhas de freio (dianteira e traseira);
- Spray inflador de pneus (caso o furasse);
- Spray lubrificante da corrente;
- Uma caixa pequena cheia de parafusos, porcas, etc;
- Fita Silver Tape.
Sim, existem inúmeros outros equipamentos que você pode instalar ou levar em sua moto, listei aqui aqueles que considero primordiais e mais importantes, mas, por exemplo, se você tiver habilidade para realizar pequenas manutenções em sua motocicleta, existe um jogo de ferramentas(vide link aqui) muito bacana, confeccionado exclusivamente pela loja Moto Atacama, porque as ferramentas originais que vem na moto são fraquinhas. Na V-Strom, colocar um adaptador de valvula 90 graus nas rodas (vide link aqui), ajuda um tanto para calibrar os pneus!
Outro equipamento bacana para dar conforto nas grandes retas que temos, por exemplo, nas estradas argentinas, é o Cruise Control (vide link aqui), que é instalado na manopla que acelera a moto e facilmente podemos deixá-la em velocidade constante, descansando a mão.  
Nos países da região que chamamos de Cone Sul (Sul do Brasil, Argentina, Chile, sul da Bolívia e Peru), você só vai ter mais dificuldades em localizar lojas de peças de reposição para motos, quando estiver uns 1000km para baixo de Buenos Aires (Patagônia), até chegar na cidade de Comodoro Rivadavia, depois, dessa cidade até a cidade de Rio Grande. No norte da Argentina e do Chile, fora as cidades de Salta, Antofagasta, Iquique e Arica, também temos certa dificuldade de encontrar lojas de moto, mas sempre tem um ou outro mecânico e pequenos lojistas que ajudam a quebrar o galho.
No sul da Bolívia a situação é complicada, se for para lá, por exemplo para visitar o Salar de Uyuni, se prepare e leve tudo que precisar para manutenção da sua moto. No Sul do Peru a situação é semelhante, mas melhor estruturada que no sul da Bolívia.
No mais, a realidade é que em mais de 95% dos trajetos do Conesul temos assistência de lojas, mecânicos e infraestrutura que precisamos. Claro, isso nos trajetos on-road. Se você está planejando fazer por exemplo, a Ruta 40 integral, os passos Sico, San Francisco e outros off-road, vá preparado para resolver pequenas questões da sua moto por conta própria.
Sempre que penso nas regiões do Cone Sul, lembro do Ricardo Atacama (foto ao lado), motociclista que já fez diversas expedições para essa região, tanto nos trajetos on quanto off-road. Se você vai rodar nessa região com sua Big Trail, troque umas idéias com ele que certamente o ajudará, ele é também proprietário da Loja Moto Atacama(www.motoatacama.com.br) que tem tudo para motos Big Trails. Visitando a loja pessoalmente que fica no centro de Sampa, o Ricardo Atacama sempre está por lá. 
Todos os produtos mencionados nesse artigo para motos modelos Big Trails, você encontra na loja Moto Atacama (www.motoatacama.com.br).

Fonte:  RockRiders.com.br

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